quinta-feira, 19 de abril de 2018

Maxillaria sanderiana var. xanthina

A Maxillaria sanderiana var. xanthina é uma variedade muito rara desta espécie. Mantendo as mesmas formas, tamanho e texturas da espécie tipo, difere, contudo, no seu belo e invulgar colorido, o que a torna uma espécie apetecível para qualquer colecionador.

Família: Orchidaceae      Género: Maxillaria     Espécie: sanderiana    var. xanthina

Habitat natural: Espécie que tanto se pode desenvolver como planta epífita, como litófila e como terrestre, em montanhas de altitude média, sendo esta variedade proveniente do Equador, podendo também encontrar-se no Peru.




Cultivo: Enquanto a espécie tipo suporta temperaturas bem frias, esta variedade requer ambientes ligeiramente mais quentes, estando a ser cultivada na minha estufa aquecida.
O ambiente de cultivo é bem sombreado (nunca devendo receber sol direto), com elevado teor de humidade do ar e boa ventilação.
Deverá ser cultivada em cesto suspenso, perfurado, de média dimensão, sendo uma planta que atinge portes consideráveis.
O substrato é uma mistura à base de casca de pinheiro média e fina (70 %-Orchiata), argila expandida (20%) e perlite (10%). As percentagens são meramente indicativas.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, adequando estas a cada estação do ano, nunca deixando secar totalmente entre regas.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, uma duas vezes por semana, sempre com metade da dose indicada pelo fornecedor, para cada litro de água. Durante o Inverno suspendo as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

Sem comentários:

Enviar um comentário