segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Rodriguezia venusta

A Rodriguezia venusta é uma planta de pequeno porte, com pseudobulbos ovoides/oblongos, envolvidos por diversas bainhas em forma de folhas e encimados por uma única folha, linear-lanceolada, coriácea e verde escuro. As suas inflorescências são relativamente longas e pendentes, apresentando diversas flores brancas, maculadas de amarelo na base do labelo e perfumadas.

Família: Orchidaceae        Género: Rodriguezia        Espécie: venusta

Habitat natural: É uma espécie epífita, que se desenvolve em  florestas situadas entre os 500 e os 1800 metros de altitude, no Brasil, na Colômbia, no Peru e no Equador.




Cultivo: Deve preferencialmente cultivar-se montada numa pequena placa de cortiça ou de madeira, devido a não suportar as raízes molhadas por longos períodos de tempo.
O ambiente de cultivo deve ser temperado quente, o ano todo, sombreado, com elevado teor de humidade do ar e excelente ventilação.
Se cultivada montada, as regas devem ser frequentes (1 vez ao dia, durante a manhã) nas estações mais quentes e secas do ano e bastante espaçadas durante o Inverno. 
Fertilizo com o Akerne Rain Mix uma a duas vezes por semana, entre o final de Fevereiro e o final de Outubro, sempre com doses pouco concentradas. Suspendo as fertilizações durante o restante período do ano.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Conheço esta maravilha de orquídea (ela é muito resistente) e produz florações incríveis (como esta sua). Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo. Também deve ser um privilégio poder observar esta planta na natureza.
      Um abraço

      Eliminar