terça-feira, 5 de setembro de 2017

Vanda tessellata

A Vanda tessellata é uma espécie de médio a grande porte, com flores ricamente contrastadas e com um perfume incrível, que se faz notar mesmo a uma grande distância. As suas inflorescências são geralmente compostas por 5 a 12 flores, dispostas numa haste relativamente comprida, sendo estas de longa duração.

Família: Orchidaceae          Género: Vanda           Espécie: tessellata

Habitat natural:  Planta epífita, nativa da China (Himalaias), da Índia (Assam) do Bangladesh, do Nepal, do Sri Lanka e da Birmânia. Desenvolve-se em altitudes à volta dos 1500 metros, em florestas sombreadas, frescas e húmidas.





Cultivo: Tal como a maioria das Vanda, está cultivada em suspensão, num pequeno cesto sem qualquer tipo de substrato.
Está todo o ano na estufa temperada, em local sombreado, mas com boa luminosidade. O espaço é bem ventilado e com elevado teor de humidade do ar. Como é uma espécie proveniente de zonas montanhosas de altitude considerável, poderá suportar temperaturas ligeiramente mais baixas do que a grande parte das suas congéneres.
Além do alto teor de humidade do ar, requer regas constantes nas estações mais quentes e secas, de preferência no início da manhã. No Inverno reduzir o número de regas ao mínimo e se o tempo for frio e chuvoso suspender estas totalmente.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração. Nas Vanda a dose recomendada deve ser sempre metade a um terço do indicado pelo fornecedor do fertilizante que se utiliza. Neste caso, é sempre preferível aumentar ao número de aplicações do que aumentar à dose. No Inverno suspendo todas as aplicações de adubo.

 https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Excelente planta. Excelente cultivo. Aprecio a forma e as cores maravilhosas da flor. Parabéns pelas belas fotos que nos proporcionou.

    ResponderEliminar
  2. Excelente planta; uma linda floração, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Adriana. Podem estar em jardins, de preferência suspensas debaixo de árvores que deixem passar boa luz, desde que a temperatura mínima não desça abaixo doa 13 a 14 graus.

      Eliminar