terça-feira, 6 de junho de 2017

Cattleya ghillanyi

A Cattleya ghillanyi é mais uma das espécies do grupo das rupícolas (crescendo diretamente sobre as rochas) e que, como tal, requer alguns cuidados especiais no seu cultivo. 
É também uma planta miniatura, com pequenos pseudobulbos fusiformes, encimados por uma só folha lanceolada e coriácea, que se desenvolve completamente na vertical. A haste floral eleva-se bem acima da planta, sendo composta por uma ou mais flores, de 3 a 4 cm, fortemente coloridas.

Família: Orchidaceae          Género: Cattleya          Espécie: ghillanyi




Habitat natural: Espécie rupícola/litófila, que se desenvolve sobre as pequenas fissuras das rochas, em espaços abertos de altitude e com variações térmicas consideráveis. É nativa do Estado de Minas Gerais, no Brasil.

Cultivo: As condições de cultivo são idênticas à espécie descrita anteriormente, pelo que transcrevo o mesmo texto.
Esta planta está todo o ano na minha estufa temperada (podendo também ser cultivada num ambiente mais frio), em local com ótima luminosidade, recebendo sol durante uma parte do dia (fim da tarde). O meio é bem arejado e com bom grau de humidade.
O vaso tem cerca de 8 cm de diâmetro e utilizo um substrato com cerca de 60% de pequenos bocados de granito azul e pedra com ferro (2 a 3 cm), 25% de argila expandida e 15% de casca de pinheiro média. É importante, sempre que possível, adicionar alguns bocados de pedra com elevada percentagem de ferro. As percentagens são apenas como indicativo.
Rego com regularidade durante a Primavera e o Verão, de forma a manter um bom grau de humidade, sendo necessário, contudo, deixar um período de seca entre as regas. No Inverno regar apenas esporadicamente, se o tempo se mantiver seco.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix, uma a duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). No Inverno suspendo as fertilizações.

6 comentários: