quarta-feira, 29 de março de 2017

Bulbophyllum picturatum





O Bulbophyllum picturatum é uma espécie de pequeno a médio porte, com hastes florais encimadas por diversas flores dispostas em leque e agradavelmente perfumadas, contrariamente à maioria das espécies deste numeroso género.

Família: Orchidaceae         Género: Bulbophyllum          Espécie: picturatum

Habitat natural: Espécie proveniente dos habitats naturais da Birmânia, da Tailândia,  do Vietname e do estado de Assam, na Índia. É uma planta que cresce de forma epífita, sobre as árvores de folha caduca, ou mesmo no chão, em florestas cujas altitudes podem oscilar entre os 900 e os 1550 metros.

Cultivo: É cultivada o ano todo na estufa temperada - quente, em local bem sombreado, bem ventilado e com elevado grau de humidade. Contudo, esta espécie poderá suportar temperaturas mínimas de até cerca de 7 a 8 graus.
Está num vaso médio (cerca de 10 cm de diâmetro), com substrato à base de uma mistura de casca de pinheiro média, argila expandida, perlite e fibra de coco.
Regar de forma a manter o substrato sempre húmido, aumentado a frequência das regas na Primavera e Verão.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, cerca de duas vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). No Inverno suspendo as fertilizações.

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários: