quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Restrepia guttulata




A Restrepia guttulata é uma planta miniatura ou de pequeno porte, que se destaca pelas suas flores de dimensão considerável (3 a 5 cm), comparativamente com a maioria das suas congéneres, com cores  e padrões muito interessantes e apelativos. Pode florescer consecutivamente durante várias semanas ou mesmo vários meses, ao longo do ano.

Família: Orchidaceae        Género: Restrepia        Espécie: guttulata

Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, nativa do Equador, do Peru, da Venezuela e da Colômbia. Desenvolve-se em florestas densas e nebulosas, em altitudes que podem oscilar entre os 1700 e os 3000 metros.

Cultivo: Pode ser cultivada em estufa fria ou temperada, em local bem sombreado e fresco, com elevado grau de humidade e boa ventilação.
O substrato que uso é composto maioritariamente por casca de pinheiro fina e média (60 a 70%), alguma argila expandida (15 a 20%)  e perlite (10%). Opcionalmente podem ser adicionados outros componentes, tais como fibra de coco, esfagno e cortiça, sempre em menores quantidades do que a casca de pinheiro.
Rego todo o ano, de forma a manter o substrato sempre húmido, com maior frequência nas estações mais quentes e secas e mais espaçadamente em parte do Outono e no Inverno.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, sempre com doses de baixa concentração (cerca de metade da dose indicada pelo fornecedor). Durante o Inverno suspendo as fertilizações.


Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Acho que já havia comentado em outros posts semelhantes, acho incrível este gênero: o capricho na forma e nas cores que compõem as flores, apesar de ainda não ter nenhuma em minha modesta coleção! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente Jalo. Este é um género magnífico e que nós, aqui em Portugal, temos a sorte de se adaptar muito bem ao nosso clima.
      Grande abraço

      Eliminar