sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Paphiopedilum helenae



 
O Paphiopedilum helenae é uma espécie de pequeno porte, a mais pequena de tosas as que compõem o género Paphiopedilum, com hastes florais singulares, que se destacam pela suavidade das suas cores e formas muito caraterísticas.
 
Família: Orchidaceae          Género: Paphiopedilum         Espécie: helenae
 
Habitat natural: Espécie que, no seu ambiente natural, se desenvolve de forma litófila, em florestas semi decíduas, mistas e de coníferas, no norte do Vietname e no sul da China, geralmente em locais de baixa altitude, mas que podem oscilar entre os 100 e os 900 metros acima do nível do mar.
 
Cultivo. Sendo uma espécie quase miniatura, estou a cultivá-la num vaso pequeno, numa mistura composta predominantemente por casca de pinheiro de média granulometria (ORCHIATA), 15 a 20% de argila expandida e cerca de 5% de perlite.
Como no seu habitat natural se desenvolve em locais de baixa altitude, o ambiente de cultivo terá que ser temperado/quente, todo o ano, com elevado grau de humidade e boa ventilação.
Rego de forma a manter o substrato sempre húmido, sem nunca encharcar. Sempre que o substrato se comece a degradar, a planta deve ser mudada para nova mistura.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, suspendendo estas durante o Inverno. Opcionalmente, de forma mais espaçada, também podem ser aplicadas fertilizações durante essa época.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários: