quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Trichoglottis triflora

 

A Trichoglottis triflora é uma espécie miniatura, com umas das mais pequenas flores no "reino das orquidáceas". Para podermos observar a  sua plena beleza, nos seus detalhes, temos que recorrer a uma lupa. É de fácil cultivo e ocupa muito pouco espaço em qualquer orquidário.
 
Família: Orchidaceae        Género: Trichoglottis        Espécie: triflora
 
Habitat natural: Esta é uma planta nativa de habitats de média altitude, desenvolvendo-se entre os 1100 e os 1200 metros, nas florestas de uma parte da Tailândia e do Vietname. É uma espécie epífita, crescendo sobre os troncos das árvores  e apresentando um crescimento monopodial (como as Vanda).
 
Cultivo: Embora possa ser cultivada em vaso, deve, quase imperativamente, ser cultivada montada numa pequena placa de cortiça ou de madeira. Aprecia as raízes bem arejadas e apenas molhadas por períodos curtos de tempo.
Esta minha planta está na estufa temperada, mas suporta ambientes mais frios. Deve, sobretudo, estar em local com elevado nível  de humidade do ar, com sombra moderada e bem arejado.
Nas estações mais quentes e secas do ano deve ser regada quase diariamente, mas de forma as que as raízes não permaneçam molhas por períodos prolongados de tempo. No Inverno regar muito esporadicamente, a não ser que esteja num ambiente demasiado seco.
Fertilizo com o Akerne Rain Mix duas a três vezes por semana, sempre em doses de baixa concentração, suspendendo no Inverno. Pode, contudo, ser também fertilizada todo o ano, de forma mais espaçada nas épocas mais frias.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

Sem comentários:

Enviar um comentário