segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Restrepia sanguinea


 
 
A Restrepia sanguínea é uma espécie que apresenta alguma variabilidade na cor das sua pétalas e sépalas, bem como no seu labelo. Este meu exemplar apresenta uma bonita coloração, mais escura do que o habitual, mas de um efeito espantoso.
Tal como na generalidade das espécies neste género, as hastes florais surgem nas parte de trás das folhas, quase de forma enigmática.
 
Família: Orchidaceae       Género: Restrepia       Espécie: sanguínea
 
Habitat natural: Esta é uma espécie epífita, miniatura, oriunda das florestas nebulosas da Colômbia, de altitudes que oscilam entre os 1500 e os 2800 metros.
 
Cultivo: Sendo uma espécie de altitudes elevadas, adapta-se muito bem a climas frios, sendo necessário que seja protegida, ao máximo, do sol e das temperaturas elevadas.
É cultivada  num vaso muito pequeno, com substrato para epífitas, de fina granulometria (casca de pinheiro, argila expandida e perlite). Manter o substrato constantemente húmido, regando e fertilizando ao longo de todo o ano. As espécies deste género não devem ter período de repouso.
Deve também ser proporcionado um local com boa sombra, elevado grau de humidade, muito bem ventilado,  sem nunca receber sol direto ou luz demasiado intensa.
 

4 comentários: