quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Cattleya velutina



 
A Cattleya velutina e uma Cattleya bifoliada, de médio porte, com pseudobulbos finos, em forma de cana. No seu estado natural  tornou-se raríssima, devido às coletas indiscriminadas, às alterações do seu habitat e às alterações climáticas, pensando-se mesmo que poderá estar extinta em alguns estados. Assim sendo, virão a restar apenas os exemplares cultivados pelo mundo fora, o que poderá ser importante para possíveis programas de reintrodução.
A sua indescritível beleza destaca-se pelas suas formas pouco comuns para este género, pelas suas cores e aspeto ceroso e pelo seu intenso e agradável perfume. As suas flores são de longa duração, o que nos permite admirá-la ao longo de algumas semanas.

Família: Orchidaceae          Género: Cattleya         Espécie: velutina
 
Habitat natural: Esta espécie epífita é nativa do Brasil, de vários estados que se situam ao longo da costa, desde o nordeste ao sul do país, normalmente em locais de baixa a média altitude, entre os 700 e os 1000 metros.
 
Cultivo: Está cultivada num vaso pequeno, em substrato composto à base de casca de pinheiro grossa (60 a 70%) e o restante por argila expandida.
Está na estufa temperada-quente, onde as temperaturas mínimas, durante a noite, nunca descem abaixo dos 12 graus. Disposta em local com com excelente luminosidade, mas protegida do sol direto. É ainda proporcionado um elevado grau de humidade e boa ventilação.
As regas são apenas as necessárias para manter o substrato húmido, devendo secar ligeiramente entre regas. No Inverno reduzo drasticamente o número de regas, aplicando apenas as necessárias para manter a planta hidratada.
Fertilizo com Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, desde o final do Inverno até meados do Outono, sempre com doses de baixa concentração. Suspendo as fertilizações desde meados a finais de Outubro até ao início de Março, ajustando conforme as condições atmosféricas de cada ano.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. É uma pena, pois a beleza quase inigualável de orquídeas como esta, acaba sendo a sua própria destruição, por conta do fascínio que desperta em determinados exploradores! Porém, graças a orquidófilos como você, a mesma pode se desenvolver e ser apreciada por muita gente! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o seu ponto de vista. Tenho a esperança que esta se possa voltar a introduzir em muitos dos seus habitas naturais e que passe a haver uma maior conscientização para a sua proteção.
      Um abraço

      Eliminar