terça-feira, 13 de setembro de 2016

Cattleya alaorii



 
A Cattleya alaorii, anteriormente denominada Laelia alaorii, é mais uma das belíssimas espécies miniatura que compõem o género das Cattleya. Mesmo assim, as suas flores atingem cerca de 4 a 5 cm de envergadura, sendo de forma e textura muito delicadas, de cor pastel rosado e agradavelmente perfumadas durante o dia.
As suas curtas inflorescências apresentam sempre uma única flor em cada haste e surgem a partir do topo dos pequeníssimos pseudobulbos, desde que estes atingem a quase maturidade.
 
Família: Orchidaceae          Género: Cattleya         Espécie: alaorii
 
Habitat natural: Esta espécie é nativa do Brasil, onde se desenvolve de forma epífita, em florestas quentes e húmidas, de baixa e média altitude.
 
Cultivo: Esta planta está cultivada num pequeno cesto de madeira suspenso (10 cm de diâmetro) em substrato para epífitas de boa granulometria (2 a 3cm), composto à base de casca de pinheiro, cortiça e argila expandida.
Está num ambiente com boa luminosidade, sem sol direto, elevado grau de humidade, boa ventilação e temperaturas sempre acima dos 10 a 12º, mesmo na época mais fria do ano.
Rego com regularidade nas estações mais quentes e secas, deixando secar o substrato entre regas. No Inverno reduzo drasticamente as regas, sendo apenas as suficientes para manter a planta hidratada.
Fertilizo com Akerne Raim Mix, com metade da dose indicada pelo fornecedor, duas a três vezes por semana. Suspendo as fertilizações a partir de meados do Outono até ao Início da Primavera.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904

2 comentários:

  1. Mais uma belíssima deste gênero que é incrivelmente eclético e elegante! Abraço! Tenho visto muito por aqui a denominação dela para "laelia alaorii".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jalo!
      Obrigado Jalo. Como os taxonomistas têm feito grandes alterações em vários géneros no reino das orquidáceas, o género Laelia não foi exceção e, excluindo as chamadas "Laelia mexicanas", todas as outras passaram a integrar o género Cattleya, embora muitos colecionadores continuem com a denominação anterior.
      Um abraço

      Eliminar