sexta-feira, 29 de julho de 2016

Cattleya granulosa


 

Apenas com uma flor, na primeira floração desta magnífica espécie, dá para ver a sua beleza singular, cheia de pormenores deliciosos. Com um perfume invulgar, a lembrar especiarias, as suas flores são de longa duração, de textura consistente, brilhantes e com um labelo extraordinário.
 
Família: Orchidaceae           Género: Cattleya          Espécie: granulosa
 
Habitat natural: Esta planta é oriunda de zonas de baixa altitude, entre os 600 e os 900 metros, cujo habitat é distribuído por colinas junto à Costa do leste do Brasil, em locais pantanosos, quentes e húmidos.
 
Cultivo: Deve ser escolhido um local com bastante luz, sem sol direto, com elevado grau de humidade, bem ventilado e com temperaturas intermédias a quentes o ano todo.
Está cultivada num vaso médio, em substrato à base de casca de pinheiro grossa e argila expandida. Pode também ser adicionada uma pequena porção de cortiça grossa.
Rego de forma a manter o substrato húmido, podendo secar ligeiramente entre regas.
Fertilizo com o adubo Akerne Rain Mix, duas a três vezes por semana, com metade da dose indicada pelo fornecedor. Suspendo as fertilizações durante o Inverno.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

2 comentários:

  1. Linda esta Cattleya, parabéns! Observei que tem bulbos esguios, muito interessante... o brilho das pétalas (amareladas) é divinamente um capricho! Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jalo, pela sua visita e pelas suas observações pertinentes. Os pseudobulbos desta espécie são realmente muito finos, em comparação com outras do mesmo género.
      Grande abraço

      Eliminar