segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cattleya schilleriana var. 'Sophie' x 'Ria Ladda'

 
 


Reputada de difícil cultivo, a Cattleya schilleriana adaptou-se bem ao meu espaço e está agora com a sua primeira magnífica floração. É uma espécie bifoliada, de pequeno porte, com flores de grande dimensão e de um colorido estonteante. Estas são de longa duração, cerosas e perfumadas, destacando-se nelas o labelo, tanto pelo seu colorido, como pela sua forma e textura. Cada haste floral pode conter entre uma a cinco flores, sendo pouco comum o número máximo.
 
Família: Orchidaceae     Género: Cattleya     Espécie: schilleriana   var. 'Sophie' x 'Ria Ladda'
 
Habitat natural: É uma espécie nativa do Brasil, crescendo como planta epífita sobre árvores ou arbustos, em habitats com um período relativamente prolongado de seca, em altitudes que oscilam entre o nível do mar e os 800 metros. Está já ameaçada de extinção, sendo mesmo considerada por alguns autores como sendo já extinta no seu ambiente natural.
 
Cultivo: Está cultivada num pequeno cesto de madeira, suspenso, em substrato à base de cortiça grossa (3 a 4 cm) e argila expandida.
Requer um local com boa luminosidade, como a maioria das espécies deste género, mas sem sol direto. Ambiente bem arejado e com alto teor de humidade.
Rego e fertilizo (Akerne Rain Mix) duas a três vezes por semana, por vezes quatro, dependendo muito das condições meteorológicas. No Inverno suspendo as fertilizações e mantenho o substrato apenas ligeiramente húmido. A utilização do fertilizante deve ser sempre com doses de baixa concentração, metade ou menos de metade da dose indicada pelo fornecedor. É sempre preferível aumentar ao número de aplicações, do que aumentar a dose por cada aplicação.

https://www.facebook.com/americo.pereira.39904
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

4 comentários:

  1. Esta variedad, es de mis favoritas. Besitos.

    ResponderEliminar
  2. É uma orquídea lindíssima Américo, talvez por isso, em risco de extinção; também provavelmente por causa da degradação do seu ambiente natural!
    Parabéns: lindas fotos e boas informações. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado Jalo. Infelizmente, as orquídeas sofrem com excesso de coleta e também com a degradação ambiental. Obrigado pelo comentário.
      Um abraço

      Eliminar