segunda-feira, 11 de abril de 2016

Maxillaria phoenicanthera

 
 
 
 
A Maxillaria phoenicanthera é uma espécie de pequeno a médio porte com algumas semelhanças com a Maxillaria picta, mas com diferenças consideráveis na parte posterior das pétalas e sépalas, bem como no perfume que exala.
 
Família: Orchidaceae        Género: Maxillaria          Espécie: phoenicanthera
 
Habitat natural: Espécie que se desenvolve de forma epífita ou litófila, proveniente das florestas de baixa a média altitude, até cerca dos 800 metros, nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, no Brasil.
 
Cultivo: Sendo uma planta que se desenvolve em altitudes pouco elevadas, necessita de ser cultivada em ambientes temperados ou quentes. O local de cultivo deve ser algo sombreado, sem nunca apanhar sol direto, com boa ventilação e bom grau de humidade.
Está cultivada montada num pedaço de madeira (videira seca), mas também pode ser cultivada em vaso pequeno a médio, em substrato para epífitas. Quando cultivada montada, necessita de maior frequência na aplicação das regas, sobretudo na Primavera e no Verão.
Aplico o fertilizante Akerne Rain Mix a partir de meados de Março, até meados do Outubro, duas a três vezes por semana, em doses de baixa concentração. Suspendo durante o Inverno ou quando as condições climatéricas estejam demasiado húmidas e frias.
 
Referências bibliográficas: Internet Orchid Species Photo Encyclopedia

6 comentários:

  1. Linda orquídea Américo, parabéns! E as explicações - como sempre - bastante explicativas e por isso importantes! Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá Américo
    Tenho uma parecida, que vc identificou para mim,
    elas são muito perfumadas, que dá mais prazer
    em cultivar.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simone, o perfume é realmente uma maravilha, além da beleza das suas flores. Como a maioria das espécies das Maxillaria são muito perfumadas, este é um género que eu aprecio muito.
      Um abraço

      Eliminar